Páginas

Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.




Há dois mil anos, o gato era tido como animal sagrado no Antigo Egito. Bastet, a deusa da felicidade e da fertilidade era geralmente representada por uma mulher com uma cabeça de gato, bem como o seu animal-totem, que igualmente era considerado um deus. Leia aqui.



30 outubro 2012

Halloween, Dia das Bruxas

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
Fonte:Wikipedia

Qual é o simbolismo dos elementos usados no Halloween?

ABÓBORA – Símbolo do renascimento, da ressurreição, pois é análoga à taça e ao caldeirão. Representa também a fecundidade, a abundância, a inteligência. A abóbora esculpida com face humana e tendo em seu interior uma vela acesa é a própria ressurreição que traz a luz, é o homem em renascimento no Ano Novo Lunar que se inicia, é a luz da mente ou ainda a luz espiritual.

FANTASIAS – Relembram os seres que passam pela brecha no momento exato da passagem de ano e pedem doces ou donativos, numa alusão às oferendas que lhes devem ser oferecidas, em visão moderna.

MESA - também deverá ter uma cesta com maçãs vermelhas, as frutas de Morgana. Ela simboliza o fruto da Árvore da Vida, do Conhecimento. Segundo os Druidas, a maçã é um fruto de ciência, de magia, e de revelação. Na mesa também deverá haver um bonito bolo. Ao seu lado será colocada a lista dos parentes e amigos que se foram para outra vida e que queremos homenagear. À meia-noite, ele será cortado e repartido dentro todos os presentes em memória destes. Por tradição celta, durante as festas de Halloween, não devem faltar vinhos e cervejas. Em tempos idos, por esta ocasião, eles também serviam a Hidromel, a bebida da imortalidade, que marcava importante presença durante o transcorrer dos festejos e ritos de Samhain. Infelizmente a receita desta bebida permanece oculta nos dias de hoje.
 
VASSOURA - Ela simboliza o poder feminino e é uma arma de limpeza elétrica, não um meio de transporte das bruxas ou feiticeiras. Estas vassouras são feitas de ramos de ervas especiais, escolhidas para a ocasião, que podem vir a ser uma mistura de ramos de louro, de alecrim e molhos de alfazema. Mas estejam atentos: elas jamais tocam o chão!

MORCEGO - guardiões da passagem para os domínios do imortais, uma vez que vivem em cavernas. Símbolos da visão extrasensorial.

ARANHA - representa o destino, pois fia os caminhos concretos e de realizações assim como os ilusórios, das dispersões.

VELHA CORUJA - é o símbolo da reflexão que domina as trevas.

SAPO - símbolo lunar, representa um atributo dos mortos e da magia.Está ligado, assim como a vassoura, ao poder feminino.

GATOS PRETOS - simbolizam a meditação, a autoconfiança, a independência e a liberdade.

CORES – O preto é uma cor sacerdotal, veste de inúmeros magos, bruxos(as), feiticeiros(as), enfim, sacerdotes em geral. O roxo é a cor que simboliza a magia ritualística, e se fazem presentes durante o Halloween. O laranja é a cor da vitalidade. Nesta noite acredita-se que seres de outro planos aproximam-se dos humanos para tentar vampirizar energia vital encontrada também na cor laranja.

BALAS, CHOCOLATES, E OUTROS DOCES - simbolicamente agradarão os pretensos seres que se farão presentes através das vestes fantasiosas dos convidados. Se estes doces agradarem a estes seres servirão, simbolicamente, de pagamento para que eles não perturbem o ambiente.

MANTO OU CAPA - simbolizam a invisibilidade, o esquecimento, o oculto ou o que deve ser ocultado.

MÁSCARAS - personificam os enviados de “outro mundo”. Elas são símbolos de identificação.

CHAPÉUS PONTUDOS - são símbolos de sagração dos sacerdotes.

Fonte:

Os instrumentos da magia

Geralmente os caldeirões são feitos de ferro, redondo, apoiados em três pés e sua principal característica é a de fazer transformação.

Em magia, o caldeirão representa o princípio feminino, a cozinha, o ventre, onde as coisas são geradas e tomam forma através da alquimia.

Qualquer poção ou ingrediente pode ser colocado no caldeirão, desempenhando o papel da panela comum, só que com mais significado.

Cheio d’água, ele pode ser usado para ativar a vidência. Podemos colocar terra, carvão, incenso, velas, etc… Alguns feitiços em magia podem requerer que se queime algumas ervas e outros ingredientes no caldeirão.

Nem sempre ele é utilizado para preparar poções, mas quando é, usam-se ervas, flores, água, nada de bichos, insetos ou seres vivos como a lenda do povo conta.
É o símbolo da fartura e da abundância, fonte inesgotável de alimento e de um crescimento sem limites. O caldeirão representa o quinto elemento, chamado de Éter ou espírito.
Toda bruxa tem seu caldeirão por perto quando elabora uma magia, mesmo que ele esteja somente presente, mas como representante da energia fértil da Deusa.
A imagem da bruxa voando em uma vassoura ficou forte na lenda popular.
É apenas uma visão fantasiosa da viagem astral, que é de costume das bruxas desde tempos remotos.

Na verdade a vassoura é utilizada para a limpeza astral, freqüentemente é parte do ritual varrer o local antes de começar a magia, para limpeza de energias negativas.
Podemos varrer periodicamente nossa casa, mas sem encostar no chão, pois é uma limpeza astral.
A vassoura da bruxa é utilizada somente na limpeza astral, e como proteção da porta de entrada da casa, evitando qualquer tipo de coisa ruim que queira entrar, por estes motivos ela é mágica.
Mas para ser mágica, antes de seu primeiro uso, ela tem que ser consagrada pelas mãos de seu dono. Após consagrada, ela pode ficar, se desejar, perto de portas da casa, de preferência a da entrada.
Um dos únicos instrumentos que representa ao mesmo tempo o Deus e a Deusa. 

A vassoura mágica também facilita as viagens astrais, se colocadas próximas ao seu dono ou em momento de meditação, ou perto da cama antes de ir dormir.
Enfim, faça a sua ou compre, mas não deixe sua casa sem a proteção deste instrumento de magia das bruxas e dos bruxos.

Leia mais em:
http://witchblue2009.blogspot.com.br/2011/05/os-instrumentos-da-magia.html

******
A roda do Ano

Nenhum comentário: